quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O coração delator

Sinopse: É a história de um homem que nega sua loucura e que está decidido a provar ao leitor de seu pensamento. Loucura, essa, se deu por um olho. Sim, um olho de pupila azul clara um tanto embaciada de um velho - que nunca lhe fizera mal - que morava na mesma residência. Logo no terceiro parágrafo confessa o assassinato com tranquilidade. O narrador se preocupa mesmo é com os detalhes de seu plano perfeito. Todas as noites ele ia até o quarto do velho e esperava pelo momento certo de cometer o assassinato, mas o olho nunca vinha... Até a oitava noite. Como se livrou do corpo? Simples, esquartejou o cadáver (cortou-lhe a cabeça, os braços e as pernas) e depois levantou três tábuas do soalho, ajeitou tudo no vão e tornou a colocar as tábuas no lugar. Após ter cumprido sua "missão", oficiais de polícia apareceram no local por conta do barulho denunciado por um vizinho. Nada tinha a temer, o crime era perfeito... Mas a loucura voltou. O barulho em sua mente era insuportável, não podia mais aguentar! Pronto, confessou o crime.


Características:

* Narrador em 1ª pessoa.

* Distância temporal.

* Personagens: O narrador, o velho, três policiais e um vizinho.

* Ausência de diálogos. Apenas duas falas (págs. 229 e 233).

* Nó: O olho do velho e o drama para cometer o assassinato.

* Desenlace: O assassinato.

* Grotesco.

* Efeito de suspense: A demora para cometer o assassinato e o desespero do narrador pela possível sobrevivência do velho.

* Frases curtas ("É verdade! / Agora, vejamos. / O senhor julga-me doido.").

* Descritivo (pág. 230 - "Não era um gemido de dor ou aflição - oh, não! Era o som abafado que sobe do fundo da alma carregada de pavor."), Deliberativo (pág. 228 - "Como então, posso estar louco? Escute! e observe com que lucidez - com que calma eu lhe posso contar a história.") e Narrativo (pág. 231 - "Depois, levantei três tábuas do soalho, ajeitei tudo no vão e tornei a colocar as tábuas, com tanta habilidade e tanta astúcia que nenhum olhar humano - nem o dele - poderia notar a menor anormalidade.").



http://www.youtube.com/watch?v=6D7aUJToxDg
(Animação do conto)

Um comentário:

  1. Você me ajudou bastante ! Será que poderia postar o resumo de O homem da multidão e Ligeia ???

    ResponderExcluir