UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Departamento de Ciências da Linguagem
Setor de Teoria da Literatura
TEORIA DA LITERATURA II
ESTÉTICA
A) linguagem poética; experiência estética; dimensão estética; recepção; fictício e imaginário
Bibliografia teórica básica
+VALÉRY, Paul. “Poesia e pensamento abstrato”. Variedades. Trad. Maiza Martins Siqueira. São Paulo: Iluminuras, 1991.
http://www.scribd.com/doc/50613629/Paul-Valery-Poesia-e-Pensamento-Abstrato
+BENJAMIN, Walter. “A imagem de Proust”; “Experiência e pobreza”. Obras escolhidas, I. Magia e técnica. Arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
http://pt.scribd.com/doc/50646672/Walter-Benjamin-TLII-Adalberto-ESTETICA
+ISER, Wolfgang. “Problemas da teoria literária atual: O imaginário e os conceitos-chave da época”, In COSTA LIMA, Luiz (org.). Teoria da literatura em suas fontes, v.II. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira: 2002.
http://pt.scribd.com/doc/50647018/W-ISER-TLII-Adalberto-Estetica
Obras literárias
+ Marcel PROUST. Em busca do tempo perdido. Volume 1. 1a parte (“Combray”). Tradução de Mário Quintana. Várias edições.
+ Arthur RIMBAUD .“Vidas”; “Flores”. Iluminuras. Gravuras coloridas. Trad. Rodrigo G. Lopes e Maurício A. Mendonça. S. Paulo: Iluminuras: 1996. + Francis PONGE. “Anotações para uma concha”. O Partido das Coisas. Trad. Adalberto Müller et alii. S. Paulo: Iluminuras: 2000. + Elizabeth BISHOP. “Sextina”. O iceberg imaginário. Trad. Paulo H. Britto. S. Paulo: Cia. Das Letras, 2001.+ Stéphane MALLARMÉ. “Toute l’âme resumée/Toda a alma num resumo”. Trad. Augusto de Campos. Mallarmé. S. Paulo: Perspectiva: 1991.
http://pt.scribd.com/doc/50646143/PoesiaAdalbertoMullerTeoriaII
Filme: Ingmar BERGMAN. Morangos Silvestres (Suécia, P&B, 1957, 95 min)
NARRATIVIDADE: HISTÓRIA/DISCURSO
A) história e discurso; narrativa e modernidade
B) história e pós-história
C) hermenêutica; historicidade da interpretação
Bibliografia teórica básica
+GENETTE, G. “Fronteiras da narrativa”. In BARTHES, R. et alii. Análise estrutural da narrativa. Petrópolis: Vozes, 1971.
+BENJAMIN, W. “O narrador”, “A crise do romance”. In. BENJAMIN, W. Obras escolhidas, I. Magia e técnica. Arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
+ BARTHES, Roland. “Por onde começar?”, O grau zero da escrita: seguido de novos ensaios críticos. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
+FLUSSER, Vilém. Pós-História. Vinte instantâneos e um modo de usar. São Paulo: Duas cidades, 1983.
+ SCHMIDT, Siegfried. “Sobre a escrita de Histórias da Literatura. In OLINTO, Heidrung Krieger. Histórias da Literatura: as novas teorias alemãs. São Paulo: Ática, 1996. /
Obras literárias
+ Joseph CONRAD. O coração das trevas. Trad. Celso Paciornik. S. Paulo: Abril Cultural, 2010.
+ T. S. ELIOT. The waste land. Poesia em tempo de prosa. Trad. Lawrence Pereira. S. Paulo: Iluminuras, 1996.
Filme: Francis Ford COPPOLA. Apocalypse now redux. 2001, COR, 210 min.
RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES
A) literatura e sociedade; literatura e outras artes
Bibliografia teórica básica
+HAUSER, Arnold. “A era do filme”, História Social da Literatura e da Arte, v.II São Paulo: Mestre Jou, 1972.
+BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na época da sua reprodutibilidade técnica”, Obras escolhidas, I. Magia e técnica. Arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
+BÜRGER, Peter. “Sobre o problema da autonomia da arte na sociedade burguesa”, Teoria da vanguarda. São Paulo: Cosac-Naify, 2008.
+ BRETON, André. Manifestos do surrealismo. São Paulo: Brasiliense, 1985.
Obras literárias
+ BIOY CASARES, Adolfo. A invenção de Morel. Trad. Samuel Titan. S. Paulo: Cosacnaify, 2006.
Filme: Jean-Luc GODARD. Alphaville. 1965, P&B, 100 min.
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